terça-feira, 28 de abril de 2015

CORRER PELO MUNDO - TURISMO PARA CORREDORES

          Estamos vivenciando uma fase de vida saudável. Como não juntar esse estilo de vida com o turismo? Existe um conceito de turismo para eventos esportivos que está crescendo muito nos últimos tempos. Algumas empresas criam o evento, montam a estrutura da competição e a cidade recebe os participantes que terão, além do intuito esportivo, o intuito de desfrutar o turismo do local. Podemos chamar estes participantes de "Maraturistas"?

Eu, como sou sedentária, não posso ter experiências sobre esse tipo de viagem, maaaaaas, fiz uma mega, hiper e ultra entrevista com o melhor corredor de todos os tempos: meu pai! hahaha (Claro que vou puxar a brasa para sardinha dele!) Está aqui algumas perguntas básicas que fiz, e para quem tem interesse em praticar esse esporte e começar a participar de corridas nacionais e internacionais (chique!), a leitura está super fácil, e tem algumas dicas que você não pode perder.


1- Onde procurar o calendário de corridas anuais?
SITE ATIVO
SITE WEBRUN
FOCO RADICAL
"Estes são alguns sites que recorro para procurar os eventos. O ideal é começar a procurar corridas pequenas, e na medida do entusiamo, procurar corridas maiores. Correr sem cobrar desempenho é a melhor forma para começar bem!"

Obs.: Além de corridas, tem outros esportes. Você também pode dar aquela pesquisada básica no google, né?

2- Qual a média de valor das inscrições?

R$80,00 Rio de Janeiro
R$120,00 São Silvestre
CLP 80.000,00 para Maratona do Chile

Obs.: Os valores são apenas para uma tomada de preços, visto que podem ter reajustes de acordo com o ano do evento.

3- Qual a sensação de participar da primeira corrida internacional?
"Traz uma certa emoção participar de uma prova internacional, vencer desafios próprios. Penso em correr a meia maratona de Buenos Aires, em Setembro, e participar de uma corrida em Barcelona que acontece nos meses de fevereiro. Depois amplio meus horizontes. Quero conhecer o mundo. Mas quero conhecê-lo 'correndo'."
A maratona do Chile, da qual participou, e que acontece nos meses de Abril, reuniu mais de 20 mil pessoas em 2014. Gente, 20 mil pessoas para correr? Só eu que sou sedentária mesmo!? Lá existem provas de 10km, meia-maratona e maratona. A temperatura de Santiago nesse período gira em torno de 15 graus.

LINK DO EVENTO


4- Qual a prioridade usada para selecionar a corrida?
"Não existe prioridade. Avalio a corrida pelo prestígio que ela tem. As que fui, como Rio de Janeiro e São Paulo, deram média de 18 mil e 25 mil inscritos, respectivamente. Começo a procurá-las pelo período que posso viajar, avalio o local do evento e depois concilio com o turismo, criando assim, um roteiro. Sem dúvida, a São Silvestre foi e será a mais divertida de todas. É uma festa!" 
5- Como é feito esse roteiro? Existe alguma regra?
"Primeiro a obrigação (corrida), depois o lazer. Normalmente chego um dia antes da corrida, descanso, pego o kit, procuro o ponto de partida e conheço a região. Após o evento só dá para fazer programas "lights". No dia seguinte já começa o roteiro turístico; sem restrições."
6- Depois que começou a participar desses eventos, surgiu interesse em fazer mais algum turismo esportivo, fora as corridas? 
"Almejo ir para a caminhada do monte Roraima, que é feito numa média de 4 ou 5 dias. E subir o Aconcágua, que são 15 dias. No momento é só um desejo. E está bem distante! É preciso muita estrutura física e mental, pois você fica isolado do mundo, com higiene pessoal bem precária e consumindo apenas alimentos desidratados durante todo o percurso."

Calendário de algumas corridas nacionais:

Belo Horizonte: Dezembro Link para inscrições
São Silvestre - São Paulo: Dezembro Link para inscrições
Rio de Janeiro: Agosto Link para inscrições
Foz do Iguaçu: Setembro Link para inscrições
Fernando de Noronha: Dezembro Link para inscrições

Gente, todas essas cidades são maravilhosas para conhecer! Se você se programar, consegue comprar um pacote com um preço super acessível, e também garantir vaga no setor hoteleiro. Como já foi dito, tem cidades que recebem mais de 20 mil inscritos, fora os acompanhantes, que também embarcam nessa aventura.

Cidades como São Paulo e Belo Horizonte, dá para fazer um roteiro de carro em cidades vizinhas, aproveitando muuuuuito sua ida ao destino.
Foz do Iguaçu também não fica de fora. Além de conhecer mais 2 países, você tem a facilidade de comprar produtos super baratos.
E o que falar de Fernando de Noronha e Rio de Janeiro? Sem comentários.


Corre e faz seu orçamento conosco: luiza@mlviagens.com.br / 81 9904-3984
www.mlviagens.com.br

Temos pacotes nacionais e internacionais! Chame seus amigos e supere seus limites!




São Silvestre, que acontece no final do mês de Dezembro e conta com participantes super divertidos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário